Erro Médico

Erro médico faz mulher tratar câncer inexistente por 6 anos em SP




A empresa Amico Saúde, de São Bernardo do Campo, foi condenada pela Justiça de São Paulo a pagar indenização de R$ 200 mil à paciente que tratou, por 6 anos, um câncer que não existia. Entenda o caso:


Diagnóstico: Em 2010, uma mulher de 54 anos foi diagnosticada com câncer de mama e teve que fazer uma masectomia meses depois. Este diagnóstico foi correto, levando ao procedimento de retirada de seio (masectomia) depois.


Erro médico: Ainda no mesmo ano, em 2010, em outubro, ela recebeu diagnóstico de metástase óssea (quando o câncer se espalha pelos ossos), sendo direcionada ao tratamento de quimioterapia. Este diagnóstico, porém, não estava certo.


Anos depois: A paciente só descobriu a falha em 2017. Em 2014 ela mudou de plano de saúde e continuou o tratamento com adaptação. Quando o novo plano suspeitou do erro médico, foi solicitado um PetScan, exame de imagem capaz de detectar com mais precisão alterações no organismo.


Confirmação: No ano seguinte à descoberta do erro, o exame foi refeito e confirmado. Ela nunca teve metástase óssea. A informação, depois, foi confirmada por laudo pericial do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo.


Sentença: Uma Sentença Judicial condenou à empresa responsável pelo tratamento inicial a pagar R$ 200 mil em indenização à paciente. A defesa disse que ela sofreu grande angústia psicológica, além de dor crônica, insônia, perda óssea e de dentição e limitação dos movimentos da perna em razão das lesões nos ossos. "Cada sessão de quimioterapia se tornava um verdadeiro tormento à autora, porque a medicação é muito forte e possui inúmeros efeitos colaterais", defendeu.


Inexplicável: Nem a Justiça de São Paulo entendeu a razão pela qual a paciente recebeu, por tanto tempo, tratamento inadequado: “A metástase óssea foi anotada em determinado momento no prontuário e seguiu assim por anos, por inércia e erro dos médicos que atenderam a autora. Não se sabe se por negligência pura ou como medida de economizar na realização de novos exames”, diz o laudo.


Segundo a Justiça, a Amico Saúde pagou o valor da indenização à paciente no final de 2023.


Fonte: Terra


Erro médico faz mulher tratar câncer inexistente por 6 anos em SP Reviewed by Fernando Mendes on março 01, 2024 Rating: 5
Todos os Direitos Reservados - Erro Médico Mata ©

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Ollustrator. Tecnologia do Blogger.