Paciente de hospital de BC é indenizado em R$ 12 mil por receber medicação errada
Após precisar ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por receber a aplicação de um medicamento que era alérgico, mesmo tendo alertado aos médicos, um paciente de um hospital particular de Balneário Camboriú será indenizado em R$ 12 mil.
O erro ocorreu em setembro de 2017. A decisão foi da juíza Patrícia Nolli do 1º Juizado Especial da comarca de Balneário Camboriú e confirmada pela Terceira Turma Recursal.
De acordo com a decisão, consta nos autos que o paciente esteve no hospital em setembro de 2017, quando relatou estar com febre, dores de cabeça, tosse e asma e informou ser alérgico a um anti-inflamatório específico.
No julgamento, o médico garantiu que lhe prescreveu os medicamentos acompanhados de anti-histamínico, fato negado pelo paciente. Em sua defesa, o hospital argumentou não haver prova do erro médico, pois a prescrição se deu de acordo com a patologia apresentada pelo enfermo e alegou ainda que o paciente negou alergia a medicamentos.
A juíza afirmou na decisão que “A tese principal da defesa é de que o autor negou a existência de alergia medicamentosa e que ‘o profissional não tinha como adivinhar que o requerente possuía alguma alergia, principalmente quando ele pergunta e o paciente não avisa das alergias que possui'”.
Porém, o fato foi desmentido pelo próprio médico, destacou a magistrada. “Mas o depoimento do médico diz o contrário, confessando inclusive que o autor lhe entregou um documento escrito com a informação de alergia, de modo que tenho por improcedentes as alegações da empresa ré”, ressaltou a juíza em sua decisão.
O hospital foi condenado ao pagamento de R$ 2.715,74 por danos materiais e R$ 10 mil a título de compensação do abalo anímico, quantias que deverão ser atualizadas e acrescidas de juros.